Apresentação e análise do Project Zomboid

23:10 Unknown 2 Comentarios



Estou criando esse site para ajudar vocês, jogadores iniciantes e jogadores que querem aprender mais sobre o jogo Project Zomboid, estarei postando vários guias, modificações, dicas, criações, entre outros, do Project Zomboid, não sou nenhum especialista no jogo, mas sei bastante coisas, e tenho certeza que poderei ajudar a maioria dos futuros leitores desse site.
Não achei nenhum site brasileiro atualizado de Project Zomboid, então criei esse, para ajudar a comunidade brasileira do PZ (Project Zomboid).
Abaixo foi colocado uma análise do jogo, que também foi postado no Steam, em uma versão menor. Você pode vê-la clicando aqui. Caso você gostou da minha análise, comente lá o que achou dela, o que poderei melhorar em futuras análises que irei fazer e tenha educação, por favor. E caso ela foi útil para você, clique em "Sim" logo abaixo da análise, assim outras pessoas poderão ver, e consequentemente irá ajuda-las também.

Pois bem, aqui vai a análise completa:

"Um jogo originalmente criado pela The Indie Stone, lançado no Steam em 8 de novembro de 2013.

Project Zomboid - Build 30.12

Personagem com vários corpos de zumbis no mapa coberto de neve.
Project Zomboid, o jogo mais completo e complexo de simulação RPG com sobrevivência apocalíptica num mundo aberto (sandbox) repleto de zumbis. O jogo é em 2D, com características em 3D, o jogo tem uma vista superior, meio diagonal, estilo Diablo, tem suporte com Windows e Linux, e suporta 32/64 bits. Com gráficos razoavelmente bons, estilo Postal 1, apesar de os gráficos terem pouca qualidade visual em comparação a outros do mesmo estilo, Project Zomboid tem uma trilha sonora ótima, tanto no menu, quanto no game, os efeitos sonoros do jogo são muito bons, em certas partes do game chega até dar um pouco de medo e receio de continuar caminhando, principalmente de noite, sons como tiros, gritos, cachorros, barulhos de galhos e uivos de lobos. O jogo é de fato espetacular, existe realmente muito poucos bugs ou falhas (eu presenciei poucos), o jogo está quase completamente em português de Portugal, para os não muito familiarizados com o inglês, é um ótimo começo. Esse jogo é simplesmente completo, o personagem do jogo pode ter várias emoções, doenças e humores, ele pode sentir fome, sede, cansaço, dor, frio, calor, pânico (dá para escutar a batida do coração, quanto mais pânico, mais alto e mais rápido será a batida), tédio, depressão, tristeza, stress, ter gripe (e espirrar, que pode chamar a atenção dos zumbis) e ficar bêbado, e é claro, além de contrair o vírus zumbi, todos esses aspectos fisiológicos e psicológicos pioram muito o estado do seu personagem, sendo o primeiro jogo a ter esse sistema, em que deixa o jogador mais dentro do jogo o possível. Você pode achar roupas de várias cores e estilos em armários e até em corpos de zumbis, que ajudam a proteger do frio, o calor de fogueiras e fogões também ajudam nesse quesito. Algumas casas possuem alarmes, que quando invadida, é disparado, chamando todos os zumbis próximos, colocar fogo nas casas deixando fogões ligados também chamam muitos zumbis, pois além de algumas casas terem alarmes contra incêndios, os zumbis também são atraídos pelo fogo. No jogo não é muito aconselhável você usar lanternas ou outras coisas que faça luz, pois chama a atenção dos zumbis, e nem que deixe as luzes ligadas na casa em que você está, porque aumenta muito a chance deles te verem de fora, o que você pode fazer é improvisar uma cortina colocando lençóis nas janelas, para que os zumbis não o veja, mas mesmo assim, se eles chegarem muito perto do local onde você está, eles podem te ver, podem sentir seu cheiro, e te ouvir. Se você matar zumbis e deixá-los dentro de casa, e logo depois ir dormir, você tem chance de contrair o vírus pelo ar, é melhor você matar os zumbis fora de casa, caso não queira manchas de sangue nas paredes e chão, ou mata-los dentro de casa mesmo, e depois arrastar seus corpos para fora.


O jogador pode achar manuais de habilidades no jogo, para melhorar as suas habilidades, como a carpintaria, culinária, agricultura e pesca. Ao matar zumbis, cultivar, atirar com armas de fogo, bater com armas corpo a corpo, entre outros, você ganha experiência, que ao passar de nível, você ganha 1 ponto, que pode ser colocado em uma das habilidades disponíveis à sua escolha, o painel de habilidades pode ser encontrado apertando “C”. Existe uma enorme variedade de itens, dentre eles estão armas corpo a corpo (facas de cozinha, garfos, tacos de baseball, machados, martelos, frigideiras, rolos de massa, marretas, tacos de golf, etc), armas de fogo (pistolas, escopetas, rifles); remédios; antibióticos; bandagens; diferentes tipos de alimentos que podem apodrecer com o tempo; alimentos enlatados; ingredientes para fazer alimentos; jornais e revistas que diminuem o tédio; mochilas, bolsas e sacolas para carregar mais coisas e ter menos peso no carregamento; também muitos diferentes tipos de materiais que são usados para fazer outros itens e construções. É possível achar sobreviventes na cidade, que podem ser amigáveis ou não. O jogo se torna muito mais difícil após terminar a água e a energia da cidade, você só vai ter acesso a água da chuva ou de poços, e alimentos plantados ou não perecíveis, pois não haverá mais geladeiras funcionando. Após um tempo, os zumbis começam a se unir e criar hordas para andar pelo mapa para procurar e matar você, dando assim, um motivo para você não demorar tanto para fazer sua base e conseguir armas para se defender, assim aumentando o desafio do jogo. Ao receber danos de zumbis, você pode ser arranhado e mordido, o arranhão do zumbi tem uma pequena chance de contrair a infecção zumbi, mas já com uma mordida, você pode ter certeza que está infectado. Além de machucados feito por zumbis, você tem a possibilidade de tomar tiros de jogadores no multiplayer, que causa sangramento e você terá uma bala alojada, que deverá ser retirada com uma pinça e desinfetante ou álcool para não causar infecções e piorar ainda mais o machucado, o mesmo vale para cacos de vidro alojados, de resultados de janelas quebradas, que depois será preciso usar bandagens para curar completamente o ferimento e entrar no modo de recuperação de vida, ao longo do tempo essas bandagens sujam de sangue, e é preciso ser trocada por uma bandagem nova, ou ser limpa com água. Queimaduras devem ser tratadas com bandagens que regulamente devem ser limpas, fraturas devem ser tratadas com uma tala, ferimentos profundos é preciso usar uma agulha desinfectada para costurar, e logo em seguida usar bandagens; há vários outros ferimentos que devem ser tratados de modo específico. Você pode ver seu estado de vida no painel de vida que é encontrado clicando no coração do lado esquerdo da tela, ou apertando “H”. No multiplayer é possível curar jogadores e ser curado, dando uma imersão maior de cooperação ao jogo.

A parte de criação de itens do jogo é bastante farta, é permitido fazer machados, martelos com pedras e galhos encontrados na floresta; achar iscas na floresta para colocar no anzol para pescar; fazer comida e esquenta-la; fazer ferramentas para a obtenção de comida (vara de pesca, lanças, etc); personalizar armas com miras e acessórios; fazer tendas; fazer armadilhas que se usa para caçar animais, como ratos, camundongos, coelhos, pássaros e esquilos; também o jogo conta com a possibilita de criação de armas e bandagens improvisadas (taco de baseball com pregos, madeira com pregos, bandagens feitas com roupas rasgadas, lençóis etc) e a construção da sua base, desde o chão, até vários andares, torres, portas, barricadas, baús, e por fim, ainda é possível pintar, dando mais opções de personalização única na sua base. É permitido baixar modificações (mods) para seu jogo, de modo legal (no próprio jogo existe a opção de adicionar modificações), onde implementa várias coisas que vai fazer sua jogatina ainda mais dinâmica e divertida. E caso você canse do mapa, é possível baixar vários outros mapas feitos pela comunidade (até da prisão do The Walking Dead!).


Os controles são muito simples e padrões, “W”, “A”, “S”, “D” para se movimentar, “SHIFT” para correr, “Q” para dar um grito para chamar zumbis, segurando “CTRL” ou “Z” para virar o personagem e mirar, “E” para ações (segurando “E” para pular janelas, etc), o mouse é uma alternativa para ações como andar, colocar cortinas, fechar portas, entre outros. Você pode ver o restante dos controles nas opções do jogo. No Project Zomboid existe alguns modos de jogo, o Sobrevivência que é o principal modo; o Jogo Aberto (sandbox), em que você ajusta completamente como o jogo se comporta, podendo mudar tudo no jogo, deixando-o mais fácil ou mais difícil, dependendo da escolha do jogador; o Último Reduto, onde aparecem hordas de zumbis da floresta e você precisa sobreviver o máximo de tempo que conseguir; o modo online, onde você cria ou entra em servidores de outras pessoas para jogar cooperativo ou competitivo; modo CO-OP em tela dividida e o modo Beginner (novato) onde deixa quase todos os aspectos do jogo em dificuldade mínima. Na versão anterior do jogo, existia o modo história do Project Zomboid, onde não havia tanta coisa, ele foi removido do game em uma atualização, creio que ele vai ser implementado novamente em algumas das próximas atualizações, com outras funções, missões etc. O mapa do jogo é extremamente gigante (link do mapa) http://pzmap.crash-override.net/, nele existe cidades, florestas, rios, rodovias e construções de diversos tipos e tamanhos, desde barracos, até grandes fazendas e linhas de trem, o mapa também conta com recursos, como por exemplo, as árvores, que com um machado é permitido conseguir madeira facilmente. As árvores, plantas e grama crescem, também os lugares ficam sujos e com teias de aranha ao passar do tempo. É possível nevar no mapa, deixando o ambiente mais frio e sem cor, pois há neve em todo lugar, quando o ambiente esquenta demora alguns dias para a neve derreter. Logo no início do jogo, você irá ver a mascote do Project Zomboid, o Spiffo, te dando dicas de sobrevivência no jogo, alertando que você precisa aprender o básico do jogo antes de começar; para não correr, apenas quando necessário; dicas de combate; dicas de sobrevivência; dicas de construções; dicas de furtividade, entre outros.

Em Project Zomboid, na criação de personagens, existe a opção de Traits, que nada menos é os atributos dos personagens, eles podem ser positivos e negativos, e contam com um preço em pontos específico para cada atributo, por exemplo, para conseguir o atributo positivo Olhos de Águia, é preciso gastar 6 pontos, para você conseguir esses 6 pontos para poder implementar esse atributo ao seu personagem, é preciso colocar um ou mais atributos negativos, que sobreponha ou deixe neutro o número de pontos do positivo, por exemplo, adicionarei os atributos negativos Claustrofóbico que me concede 4 pontos e o atributo Depressão que me concede 2 pontos, sendo assim Claustrofóbico +4, Depressão +2, deixa neutro o Olhos de Águia -6. É preciso pensar muito nessa parte da criação do personagem, pois isso irá lhe acompanhar todo o jogo. Também na criação de personagens, existe a opção de profissão, em que elas são um tipo de habilidade do seu personagem, as profissões existentes no jogo são bombeiro (especialista em machados), policial (especialista em armas), guarda florestal (especialista em orientação e não é afetado pelo mau tempo), construtor civil (especialista em barricadas, e uma proteção maior na pele, que não deixa ferimentos abrirem e reduz a chance de arranhões) e segurança (não precisa dormir tanto, e é mais alerta durante o sono), os desenvolvedores do jogo já anunciaram que irá ter novas 23 profissões em alguma das atualizações próximas, cada uma com habilidades diferentes. Você pode entrar no painel de informações do personagem apertando “J”. A personalização gráfica dos personagens do Project Zomboid não é das melhores, pois pra um jogo assim, não daria para adicionar muitas coisas ao seu personagem, por ele ser pequeno demais na tela do jogo, além disso, quase ninguém vai jogar o jogo no zoom máximo, pois não daria para enxergar completamente em volta do personagem. Na personalização é apenas possível colocar nome, sobrenome, mudar o sexo, a cor da pele, o cabelo e a cor dele, e para os personagens masculinos existe a opção de barba e cabelo no peito.


Em Project Zomboid, a morte não é perdoada, se você morrer, você perde tudo, personagem e itens, o mapa e suas construções no mapa, ficam intactos.



Esse jogo não custa muito caro, apenas R$24,98 aqui no Steam, vale muito a pena pagar para você ter esse jogo, ainda mais se estiver em promoção, e o jogo não está completo ainda, ele está em desenvolvimento, você pode acompanhar cada atualização nova que houver, sendo assim, muitas coisas novas estão por vir, e o jogo vai ser mais completo do que já está. Project Zomboid vai lhe render muitas horas de diversão, talvez até um pouco de raiva, mas você sempre acaba voltando a jogar, pois é um jogo desafiador e muito divertido em modo cooperativo e competitivo. No início, pode parecer meio confuso e difícil, de fato o jogo é difícil, mas com o tempo você acostuma com os controles e comandos."

Bom, espero que tenha gostado, caso gostou da análise, da postagem e do blog, comente abaixo, dizendo o que achou, e se eu esqueci de falar algo importante aqui.
Muito obrigado por ler até aqui, desculpe se ficou muito grande ou chata a postagem, mas eu quis colocar o máximo de informações que sei sobre o jogo.

2 comentários:

  1. Gostei,jogo alem de ser "simples" e foda pra carai,recomendo comprar pra ficar ligados nas atualizações dos desenvolvedores ou baixar pirata que não tem condições...Abracos

    ResponderExcluir
  2. Cara porfavo responda esse comentario Começei o jogo no infecçao inicial estou achando MUITO MUITO facil tem como eu mudar a dificuldade para maior





    oBS JA PASSOU 1 MES

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Página inicial